top of page

SOBRE A HIPNOSE

DENOMINAÇÃO

Hipnose vem do grego Hipnos deus do sono. A denominação se deve ao fato dos antigos julgarem que a pessoa em estado hipnótico estava dormindo.

 

Desde então o termo Hipnose é utilizado para o estado alterado de consciência que pode ser alcançado espontaneamente ou induzido por outra pessoa.

 

LEGISLAÇÃO

A legislação brasileira permite o uso da Hipnose a médicos, dentistas, psicólogos e fisioterapeutas, pois os Conselhos destas profissões aprovaram a Hipnose como Ato Terapêutico.

 

UM POUCO DE HISTÓRIA

James Braid (1795-1860) iniciou, a Hipnose Científica e criou, em 1842, o termo “hipnotismo” para o procedimento de indução ao estado hipnótico.

 

​James Esdaile (1808-1868) principiou o uso da hipnoanalgesia, tendo realizado, na Índia, mais de 3.000 (três mil) cirurgias sem a necessidade de anestésicos químicos.

Jean Charcot (1825-1893), da Escola de Salpetrière (França) e professor de Freud, estudou os efeitos da Hipnose em pacientes histéricos.

Sigmund Freud (1856-1939), médico neurologista, o autor da maior literatura acerca do inconsciente humano, é o fundador da Psicanálise. Tendo aplicado a Hipnose em seus tratamentos, abandonou o procedimento, deixando, porém, o caminho aberto para seu uso na Psicanálise.

Dave Elman (1900–1967) ficou famoso no campo da Hipnose por lecionar cursos para médicos e escrever, em 1964, o livro “Hipnoterapia”. O maior legado de Dave foi o método de indução, construído para alcançar a Hipnose de modo rápido. 

 

O ESTADO DE HIPNOSE

Durante a sessão de Hipnose o indivíduo não fica inconsciente, pois seu traçado eletroencefalográfico é característico do estado de vigília em relaxamento e ele percebe o que ocorre à sua volta. Como na Hipnose Terapêutica é a pessoa que aceita o tratamento ela pode, por vontade própria, aprofundar o estado de sono. Neste grau de profundidade, as sugestões são aceitas se estiverem de acordo com as propostas do tratamento; em caso contrário o paciente despertará. Por seu marcante efeito, a Hipnose foi levada a apresentações, o que divulgou grandemente a prática, porém passou a mostrá-la como forma de espetáculo.

 

APLICAÇÕES DA HIPNOSE

  • Hipnose em Obstetrícia

  • Hipnose na Pedagogia

  • Relaxamento e redução de estresse

  • Tratamento da insônia

 

 

bottom of page